Imagem capa - Vale a pena participar de núcleos, associações de classe e premiações? por Mottiva Filmes
Dicas e Informações

Vale a pena participar de núcleos, associações de classe e premiações?

Vale a pena participar de núcleos, associações de classe e premiações?
É uma dúvida bastante comum no mercado de uma maneira geral, pois existem diversos casos de prêmios duvidosos, grupos muito fechados ou limitados ou outras situações que afastam as pessoas desse cooperativismo.

Mas hoje vou falar daquilo que já vivenciamos de nossas experiências particulares seja para o mercado de eventos, para filmes de casamentos ou de produtoras comerciais e institucionais.

O primeiro fato é que as pessoas e empresas que querem participar de qualquer grupo ou associação, devem inicialmente abrir mão da vaidade, sabendo que em qualquer grupo existem pessoas que pensam de maneiras diferentes e é aí que mora a principal fonte de informação e crescimento.

Também é preciso saber que nesses grupos normalmente você tem que trabalhar e doar-se muito mais do que receber algo individualmente, mas certamente a médio e longo prazo pode-se observar o crescimento de toda a categoria e o nascimento de parcerias muito sólidas e um mercado valorizado e capacitado de maneira geral.

A seguir relato algumas de nossas experiências com associações e núcleos com a Mottiva Filmes:


* NÚCLEO DE EVENTOS – AJORPEME – JOINVILLE/SC
Com a Mottiva Filmes, fomos uma das empresas fundadoras do Núcleo de Eventos da Ajorpeme, maior associação para pequenas e microempresas da América Latina. Lá compartilhamos experiências com os mais diversos profissionais do mercado de eventos, de cerimonialistas à animadores de festas, de fotógrafos à decoradores, ou seja, parceiros que juntos realizam os eventos, unem-se quinzenalmente para desenvolver o mercado de eventos, entregar eventos ainda melhores, profissionalizar as empresas e auxiliar profissionais.

O núcleo já contou com palestras nos mais diversos segmentos, como nas áreas de marketing, jurídica, segurança, administrativa, financeira e muito mais. Além disso, os eventos do núcleo têm aproximado concorrentes que se aliam em um crescimento saudável para todos, o que tornou o Núcleo de Eventos o maior da Ajorpeme em número de empresas participantes.


* NÚCLEO DE PRODUTORAS DE VÍDEO E ÁUDIO – ACIJ – JOINVILLE/SC
Também tentamos por um tempo evoluir com a formação de um núcleo para as produtoras de vídeo e áudio na ACIJ, em Joinville. Esse núcleo era focado nas produtoras de vídeos institucionais, comerciais e outros projetos mais voltados para o mercado corporativo, não voltada especificamente para o mercado de eventos. Tivemos bastante dificuldades em montarmos um grupo ativo e com frequência de participação das reuniões devido às agendas serem muito apertadas durante a semana, o que acabou dificultando a formação do grupo, mas de qualquer forma fez com que empresas se conhecessem e se aproximassem, trazendo uma certa sinergia e engajamento entre produtoras de vídeo, áudio e animação.


* INSPIRATION PHOTOGRAPHERS - BRASIL
Mais voltado especificamente para o mercado de casamentos, somos desde a fundação do Inspiration Photographers membros ativos desta associação. Foi a primeira grande associação do mercado que atendeu os Videomakers de casamento, posteriormente também incluindo os produtores de vídeos de família.

Essa associação tem se destacado nacional e internacionalmente, contando com os melhores fotógrafos e videomakers de todo o mundo e premiando frequentemente os melhores trabalhos. Essas premiações, chamadas Inspiration Awards, têm elevado o nível do trabalho de diversos profissionais, além de abrir espaço para novos profissionais apresentarem-se ao mercado de maneira destacada e diferenciada.

Além dessa premiação ao longo dos meses, a qual já conquistamos alguns prêmios, anualmente o Inspiration Photographers reúne seus associados e convidados em uma grande festa chamada LENTE DE OURO, considerado o Oscar do Vídeo e Fotografia de casamento e família no Brasil que premia os melhores profissionais e projetos.


Em resumo, acreditamos no poder do associativismo e continuamos apostando como Esopo que “Do mesmo modo que a união faz a força, a discórdia leva a uma rápida derrota”. Sabemos que cada vez mais o tempo é limitado para dedicar-se para tarefas além daquelas que já executamos, mas sempre que possível, vale a pena olhar o seu negócio de fora para dentro, compartilhando experiências e trazendo resultados sustentáveis para si e para todo o segmento.

Dificilmente executamos nosso trabalho sozinhos. Seja no mercado de eventos ou na produção de filmes comerciais, contamos com parceiros dos mais diversos segmentos para juntos atendermos as demandas, sonhos e objetivos de nossos clientes.

Desde 1987 já vimos muitas profissionais e empresas ficarem pelo caminho nesse mercado, mas certamente quando criamos laços fortes, a distância entre a dificuldade e o sucesso fica cada vez mais curta! Conte com a Mottiva Filmes!